PINTURAS DECORATIVAS & COISA E TAL

  
CLICK APOSTILAS
        CLICK         MÓDULOS


Criado por

Valeria Lieberenz

  

PINTURAS DECORATIVAS & COISA E TAL 

DICAS
marm1.gif (70115 bytes)
                                                     

FAÇA VOCÊ MESMO!!! PINTURAS DECORATIVAS TEXTURAS PÁTINA ( VÁRIAS ) ,GRAFIATO, DECAPÊ, MARMORIZADOS, ESPONJADOS, STUQUES, CHAMOIS, ESTÊNCIL, GRANITOS, CRAQUELÊ, ETC...SÃO 37 TÉCNICAS DE PINTURAS DECORATIVAS E TEXTURAS EM MÓVEIS E PAREDES TUDO PASSO A PASSO E ILUSTRADOS DE FÁCIL COMPREENSÃO E APLICAÇÃO....E MAIS...TÉCNICA JATEADO FANTASIA ( IDENTICO AO VERDADEIRO JATEADO )DEIXANDO SEUS VIDROS,VASOS , POTES, DIVISÓRIAS, ETC... COM MAIS CHARME E ESTILO....APRENDA TAMBÉM RESTAURAÇÃO E RECICLAGEM DE MÓVEIS....FAÇA MOSAICOS EM MESA E PEÇAS DE DECORAÇÃO...CRIE OU APLIQUE TÉCNICAS EM PISOS & AZULEJOS ...COMO LAQUEAR SEUS MÓVEIS SEM COMPLICAÇÃO E MUITO MAIS... FAÇA VOCÊ MESMO !!!




              Dicas          

  • Segredos do Artista

  • Dicas usadas em  técnicas de Pinturas & Texturas

  • Como trabalhar uma parede - Básico

  • Como pintar superfícies metálicas

  • Como pintar superfície de madeira

  • Papel de Parede - O que fazer ?

  • Envelhecer gravuras ou papel

  • Criando Cores

  • Imitação de Ferro

  • Imitação de Ferrugem

  • Paredes com Texturas

 

 

 

1.Segredos do Artista:

Um recipiente de vidro, uma latina perfurada de mesmo diâmetro:
você só precisa destes dois elementos para montar uma eficiente ferramenta que ajuda a garantir vida longa aos pincéis usados para pintura.

Quando você mergulha um pincel sujo de tinta no solvente indicado, todo o líquido fica impregnado pelos resíduos que acabam aderindo, ainda que em quantidades microscópicas, às cerdas de todos os pincéis que serão limpos no mesmo recipiente. Separar o Solvente "limpo" do "sujo" é simples, aperfeiçoa a limpeza e permite que o mesmo solvente seja usado por mais tempo sem prejuízo para os pincéis. Veja como fazer:

1) Providencie um recipiente de vidro de boca larga, não afunilada (para permitir a passagem da latinha).

2) Com o abridor de latas ou outro utensílio pontiagudo, faça furinhos sobre o fundo da lata, que pode ser de atum, extrato de tomate etc - o essencial é que tenha o mesmo diâmetro do vidro, para que o solvente limpo não se misture ao sujo..

3) Coloque a latinha com a boca para baixo dentro do recipiente, e despeje o solvente até a altura que seja suficiente para mergulhar as cerdas por inteiro.

4) Ao pressionar as cerdas sobre o fundo da latinha, os resíduos de tinta escorrerão pelos furinhos, e o solvente da parte de cima será mantido o mais limpo possível. Num primeiro momento, evidentemente, ele também ficará sujo pela tinta. Mas, passado algum tempo, os resíduos descerão pelos furinhos e se acumularão junto ao fundo do recipiente.

5) Depois de limpar o pincel no solvente, passe as cerdas sobre folhas velhas de jornal para remover o excesso e lave-as com sabão ou detergente neutro sob água corrente, esfregando-as na palma da mão.

6)Coloque os pincéis para secar com as cerdas viradas para cima

Pincéis
Tipos de Cerdas:  Aplicações   Formatos   Quem cuida, tem

O melhor é aquele que dá a você toda liberdade na hora de criar!!!

Tipos de Cerdas:

Você encontra à venda pincéis de cerdas de marta, pônei, esquilo, orelha de boi, porco, camelo, de filamentos sintéticos e, também, dos dois tipos de materiais mesclados. A resiliência das cerdas, propriedade que determina a velocidade com que voltam à posição original depois de pressionados contra uma superfície (papel, tecido, madeira etc) é o item que diferencia os tipos disponíveis.

Aplicações

Técnicas que empregam tintas ou materiais auxiliares de consistência mais pastosa pedem pincéis com cerdas mais rijas, como as de porco e de orelha de boi, ou alguns tipos de cerdas sintéticas.

Técnicas que usam tintas mais líquidas, como a aquarela (inclusive em tecido) pedem pincéis com cerdas macias e, ao mesmo tempo, com maior grau de resiliência, como as cerdas de marta e de esquilo, chamadas petit-gris e, também. algumas cerdas sintéticas recentemente desenvolvidas.

Pincéis de cabo curto são mais prático de usar quando a peça está próxima, sobre uma mesa, ou em suas mãos. Já os de cabo longo são indocados para trabalhos mais distantes dos olhos, como as telas em cavalete.

Formatos

Pincéis chatos são indicados para pintar superfícies maiores, pois recobrem mais área em menor tempo do que os pincéis redondos.

Pincéis redondos, por formarem ponta, são mais utilizados em detalhes.

Pincéis de cerdas chanfradas ou o fun, pincel com formato de leque, são empregados geralmente para se obter efeitos especiais no trabalho.

Você encontra pincéis com cerdas de animais, sintéticas ou mistas em todos os formatos.

Quem cuida, tem!

Siga o passo a passo (descritos em Segredo de Artista) na limpeza dos pincéis e mantenha-os como novos por muito mais tempo.

 

Uma dica:
Uma  receitinha  para quando os acrílicos estão um pouco secos...

Misturar até ficar bem homogeneo:
50ml de glicerina com 15ml de agua.
Colocar um pouco desta mistura nos acrílicos secos e deixar que atue durante um día.
Os acrílicos voltarão a ter fluidez e poderá voltar a usá-los.

Espero que seja útil!!!

 

2.Dicas usadas em  técnicas de Pinturas & Texturas

Evitar usar massa corrida. A massa corrida resseca e trinca com o passar do tempo. Usar massa acrílica para fazer as texturas ou cobrir imperfeições da superfície a ser trabalhada. Passar a camada de massa acrílica com espátula ou até mesmo com o pincel e alisar bem. Depois de seca, passar uma lixa bem fininha (no. 120) para a superfície ficar toda por igual.

Na hora de vedar os cantos, o teto, o rodapé, para que estes pedaços não seja borrado com a pintura, usar uma faixa de jornal colado com fita crepe. Antes de retirar a fita crepe, no final do trabalho, passar primeiramente um estilete entre a fita crepe e a pintura, para evitar que a pintura se descasque quando a fita crepe for puxada.

Fundos claros são  os mais usuais - palha, areia, pérola, marfim ou branco, sendo que o branco dá um contraste muito forte e pode até ficar espalhafatoso.

Em todos os casos de pintura de parede, começar sempre de cima para baixo.

Para tirar verniz intenso, tipo laca, usar removedor cremoso paint off. Não usar no compensado nem no laminado de cerejeira, só na laca ou verniz forte. Passar com pincel, aguardar amolecer uns 10 ou 15 minutos. Vai virar uma geléia. Retirar com espátula e em seguida lixar com lixa 100 ou 120.

Guardar bandejinhas de isopor quando comprar queijo e presunto para usa-las na pintura. Guardar algumas  garrafas plásticas  de refri cortadas ao meio para diluir as tintas. Tintas diluídas conservam-se por mais tempo quando tampadas com filme de pvc, para não criar nata por cima.

Antes de abrir as latas, agitar muito bem.

 

3.Como trabalhar uma parede - Básico

As paredes antigas - Devem estar livres de infiltrações, mofo , fissuras , rachaduras e restos de pintura. Se não apresentarem nenhum tipo de problema, raspe as partículas soltas , lixe , elimine o pó e remova manchas com água e sabão.

Paredes Novas - No reboco , passe uma demão de selador acrilico para fechar os poros.

Atenção: a repintura de superfícies brilhantes exige o lixamento total da antiga tinta. Depois,corrija as pequenas imperfeições com massa PVA ou acrílica( Preferivel ) . E por fim lixe a área novamente, retirando toda a poeira.

Pintando a superfície paredes e teto:

Passo a Passo

1. Elimine pequenas imperfeições com massa acrílica, aplicada com auxílio de uma espátula. Deixe secar por aproximadamente 5 horas.

2. Enquanto a massa seca, pegue uma espátula e remova a tinta que estiver descascando ou formando bolhas. Tome cuidado para não ferir o reboco ( parede ).Se isto ocorrer, use massa acrílica.

3. Assim que a massa secar , comece a lixar toda a parede com uma lixa para massa no. 120 . Lixe totalmente a superfície até que a tinta anterior perca o brilho e não haja mais partes soltas.

4. Se houver mofo na parede, lave com água ( 1 litro de cândida para cada litro de água ). Em seguida, enxague e deixe secar. Se a superfície apresentar manchas de gordura - nicotina- fazer lavagem com água e detergente.

5. Caso a superfície apresente calcinação, reboco fraco ou desagregado, aplicar previamente uma demão de fundo preparador de paredes.

6. Finalmente, a preparação: elimine o pó da parede resultante do lixamento com uma vassoura de pelo e passe um pano úmido.

7. A superfície está pronta para ser pintada. Aplique de 2 a 3 demãos de tinta de acabamento ( látex ), na cor de sua preferencia.O tempo entre a demãos é de 4 horas.

Use rolo de 23 cm de lã para superfícies maiores e pincéis para acabamento e cantos.

Pinte na vertical e horizontal. Geralmente as tintas novas quando aplicadas sobre as velhas, costumam ficar diferentes; é aconselhável que a parede seja repintadada na sua totalidade.

Limpeza dos utensílios : agua corrente.

Se for fazer texturização siga corretamente o passo a passo das técnicas.  BOM TRABALHO!!!

 

4- Como pintar superfícies metálicas

PINTANDO A SUPERFÍCIE
( metais ferrosos: aço, ferro fundido, etc. )

PASSO A PASSO

O primeiro passo para se pintar uma grade ou um portão é a preparação da superfície, para que se tenha um bom resultado final.Antes de iniciar os trabalhos, forre o chão com jornais ou plásticos.

1.       Procure eliminar toda ferrugem ou tinta com uma escova de aço ou lixa de ferro no.180. Caso a pintura antiga esteja em mau estado, aplique removedor em abundância com um pincel e deixe atuar por 20 minutos. Depois, retire a tinta amolecida com auxilio de uma espátula. Lave toda a superfície com aguarrás.

2.       Remova de toda a superfície graxa , gordura e restos de tinta, com um pano umedecido com aguarrás.Deixe secar por aproximadamente30 minutos.

3.       Aplique um anti-ferruginoso ou desoxidante , com o auxílio de um pincel, nos pontos que o metal ficou mais atingido pela ferrugem, deixando atuar por 20 minutos.Após este tempo, lave as superfície com água corrente e enxugue bem com um pano seco.Em seguida passe sobre a superfície um pano embebido em aguarrás.

4.       Aplique com um pincel uma demão de Fundo adequado ( zarcão ).Espere por 24 horas até que a superfície esteja completamente seca.

5.       Lixe levemente roda a superfície com uma lixa para ferro No. 150. Remova o pó com um pano umedecido em aguarrás e deixe secar por 30 minutos.

6.       Pronto. A superfície está pronta para ser pintada, basta aplicar duas a três demãos de tinta de acabamento na cor de sua preferência, respeitando o tempo de secagem entre demãos, conforme abaixo.

MATERIAL: Rolo de espuma , Escova de aço , Pincel , Aguarrás , Zarcão , Tinta a óleo ou esmalte, Removedor , Anti-ferruginoso ou Desoxidante e Lixa p/ ferro No. 150 e 180.

                                    TABELA DE UTILIZAÇÃO / TINTAS DE ACABAMENTO E PREPARAÇÃO

TIPO TINTA APLICAÇÃO DILUIÇÃO RENDIMENTO SECAGEM

Esmalte sintético brilhante ou fosco

Metais Ferrosos

10 a 15 % de aguarrás

10 m2 / litro por demão

12 horas entre demãos

completa 24 horas

Óleo

Metais Ferrosos

idem

idem

idem

Fundo Zarcão

Metais Ferrosos

idem

8 m2/ litro  por demão

12 horas

DICAS IMPORTANTES

  • Não deixe as peças protegidas somente pelo fundo ( zarcão ) por mais de uma semana, pois ele perde a aderência, prejudicando o acabamento.

  • Utilize rolos para a superfícies maiores e pincéis para superfícies menores ou acabamentos.

  • A tinta é a solução mais econômica que se conhece, até hoje, para combater a corrosão.

 

5-Como pintar superfície madeira
      PINTANDO A SUPERFÍCIE
( portas, janelas etc...já pintadas )

                              
                       


                                                


PASSO A PASSO

1.Pegue uma lixa para madeira No. 150 e comece a lixar toda a superfície, até que se elimine as partes soltas  de tinta e o brilho da tinta anterior, bem como as farpas de madeira

2.Verifique bem a superfície. Se houver imperfeições ou rachaduras na madeira , você deverá corrigi-las com massa a óleo, aplicada com uma espátula em camadas finas e sucessivas. Deixar secar por 16 horas.

3.Após a massa a óleo ter secado, comece a lixar, agora com uma lixa para madeira No. 100 até que a superfície esteja totalmente nivelada e lisa

4.Elimine de toda  a superfície o pó com um pano umidecido em aguarrás. Deixe secar aproximadamente 30 minutos. Aplicar uma demão de fundo sintético nivelador somente nos locais onde foram restaurados com massa a óleo. Depois de seco  lixe e elimine o pó.

5.A superficie está pronta para ser pintada. Prepare a tinta de acabamento ( esmalte ou a óleo ) , misturando de 10 a 15 % de aguarrás na tinta. Mexa bem, com uma espátula apropriada.

6.Comece a pintar. Aplique de 2 a 3 demãos com um rolo de espuma ou pincel. O intervalo entre demãos é de 12 horas. A secagem completa é de 24 horas.


DICAS:
Se perceber que no decorrer da pintura a tinta ficou grossa, misture novamente aguarrás até chegar na mistura inicial.
Limpeza dos utensílios: aguarrás   

6-Papel de Parede - O que fazer ?

Se o papel de parede não for vinílico ( plástico ) e estiver perfeitamente colocado ( não rasgado,solto etc...)pode pinta-lo com  TINTA PLÁSTICA   ACRÍLICA . Caso contrário é melhor retirá-lo, pois futuramente, ele irá estufar e descolar da parede.
OBS: Limpar antes o papel de parede com sabão neutro e agua para retirar toda a poeira, gordura, etc..lave depois só com agua. Deixe secar. Pronto, pode começar a pintar.

7-Envelhecer papel

As gravuras ou o papel em geral podem ser envelhecidos com chá ou café. Como?
Prepare um chá bem concentrado ou um café e aplique com um algodão sobre a gravura. A cor obtida dependerá muito do tipo de papel. Uns absorvem mais que outros,dando assim,um aspecto para mais ou para menos de envelhecido. Também pode-se envelhecer com Betume diluido em aguarrás. Para impermeabilizar verniz à base de água. Pronto!

 

8.Criando Cores

Para que suas pinturas saiam mais economicas, o ideal é criar suas proprias cores de tintas.E é bem simples...
Para  obter um leque de cores  para suas Texturas & Pinturas é muito fácil....Primeiro compre a tinta de base, no caso a Branca e corantes ( pigmentos de várias cores ) depois é só misturar algumas gotas de corante na tinta branca. Ex: se deseja uma tonalidade azul clara: coloque quantidade suficiente de tinta branca para pintar a peça ou parede desejada num recipiente e vai pingando gotas de corante( pigmento ) azul para chegar ao tom desejado. Misture sempre com um pedaço de madeira , espátula apropriada ou palito para a tinta ficar bem homogenea.
Dica: Guarde sempre um restinho da tinta para que assim possa ter uma amostra da mesma, caso necessite de  mais ou para dar um retoque no futuro. Agora é só criar....

 

9. Imitação de Ferro

A técnica é muito fácil:
Pintar a peça com preto fosco e sem esperar que a tinta seque completamente impregnar o dedo com pó de grafite e esfregar por toda peça.
De acordo com a quantidade de grafite que usar, os efeitos podem ser de ferro velho ou polido, podendo chegar até uma tonalidade de ferro encerado.
Fácil, não?!

10.Imitação de Ferrugem

A Ferrugem se consegue com uma mistura de Ocre, vermelho e amarelo.
DICA:  Para chegar a cor desejada de Ferrugem tanto em  Imitação de Bronze quanto em Imitação de Ferro , usar  purpurina ( ouro avermelhada ) para o efeito.

 

11. Paredes com Texturas

TEXTURAS

Mudando a Cor
A mudança de cores em paredes com textura ou grafiato, basta aplicar tinta acrílica fosca branca e, por cima, a nova cor desejada.

Efeito em Cozinhas e Toaletes
Os efeitos especiais da Textura, ficam maravilhosos na cozinha e também no toalete. Podem até ser aplicado por cima de azulejos (é necessário um tratamento do azulejo antes da aplicação da Textura).
As paredes do banheiro também podem receber textura. Só não é aconselhável usar o material no Box, pois a água com o vapor quente podem danificar a textura. O ambiente em geral é pequeno, mas possibilita que se use cores fortes em alguns pontos, seguindo a cor das louças.

Onde Texturizar
Não texturize todas as paredes, a menos que tenha um ambiente muito grande e opte por cores claras em dormitórios. Escolha uma ou duas paredes para ter destaque. O ideal é escolher a parede que fique à frente de quem entra (dica que vale também para o hall de entrada).

A Decoração
A parede que receber a textura deve ter poucos móveis, um aparador ou apenas quadros.

O Teto
Se optar por uma única parede, é permitido criar um efeito também no teto (de alvenaria ou estuque). O efeito acabado realça o ambiente, diferenciando sua casa/escritório dos demais.

O Quarto
Nos quartos, evite cores escuras, para aplicar textura ou pinturas especiais, já que esse é ambiente para descanso. Dê preferência a parede onde fica a cabeceira da cama. Dessa forma, a cor contrastante não vai atrapalhar seus olhos nem seu sono. Se optar pela aplicação do Stencil (moldes vasados), este efeito é possível texturizar as quatro paredes do quarto, dando um ar de papel de parede.

Produto sem Cheiro
Uma grande vantagem para quaisquer das técnicas,é usar  produto latex ou acrílico e   água como solvente, o que evita o cheiro forte da tinta fresca e em 12 horas, o ambiente que recebeu a textura já pode ser usado.

Aguarde mais algumas DICAS para BREVE!!!

 

 

 

 

Webdesigner Valéria Lieberenz
Copyright Agosto de 2001/2014







  
Parceiros

 


Quer ser nosso parceiro? Click Aqui

 

Conteúdo do Site
HOME

MÓDULOS

COMO ADQUIRIR

Links1
Links2
TRABALHOS

Se gostou do SITE acrescente-o no seu FAVORITOS  

C&C

Suvinil

Eucatex

Pincéis & Rolos Tigre

Coral

CASA COR